34º Romaria Penitencial a Frei Bruno acontece neste domingo (25); conheça um pouco mais sobre Frei Bruno

Em uma caminhada de fé e devoção, a romaria reúne milhares de fiéis de todo o Brasil e acontece em Joaçaba neste domingo (25).


Joaçaba – Joaçaba já está preparada para mais uma Romaria Penitencial a Frei Bruno Linden que acontece neste domingo (25) e já chega a sua 34ª edição.

A Romaria terá início às 08h00, em frente à Catedral, na Avenida Santa Terezinha, e seguirá trajeto até o Cemitério Frei Edgar onde será celebrada a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Frei Mário Marquez.

A expectativa pela Comissão Central Organizadora é grande, tendo em vista que todos os anos milhares de pessoas se reúnem para pedir e pagar penitências a Frei Bruno. “É muito importante nos prepararmos para esse grande evento que marca a região”, disse Dom Mário em entrevista concedida à Rádio Coração FM. O Bispo também falou da importância da união da comunidade para pedir beatificação de Frei Bruno.

Questionado sobre a participação das Dioceses o Bispo respondeu: “evidentemente outras dioceses do nosso Estado já se fazem presente e até com grande número de pessoas e nós nos alegramos com essa vinda de romeiros e romeiras até de outros estados”.

O Padre Joveci Filho, pároco da Catedral Diocesana de Joaçaba, frisou sobre a preparação para a celebração: “a romaria já começa a ser preparada com bastante antecedência para que os romeiros fiéis e devotos à Frei Bruno possam celebrar este dia com grande profundidade”. Sobre a programação o Padre acrescentou “na porta da Catedral, teremos concentração já a partir das 06h30 com uma equipe de animação e acolhimento dos padres e frades da Catedral e do Bispo Dom Mário Marquez e após, as 08h00, seguiremos para a caminhada”.

Para os romeiros que vem de outras regiões a Catedral está preparando um café da manhã de acolhida, com um valor acessível, conforme informou Padre Joveci.

A Caminhada é uma devoção ao Frade Franciscano Frei Bruno Linden, nascido na Alemanha em 1876 e residente em Joaçaba de 1956 a 1960. Ao Frei são atribuídos mistérios e milagres e seu processo de beatificação está em andamento no Vaticano. A Romaria foi criada pela Diocese de Joaçaba em 1987, porém a tradição é mais antiga, pois desde o falecimento do Frade pessoas visitam seu jazigo em sinal de penitência, devoção e fé. A caminhada da Catedral ao cemitério que será trilhada no domingo pelos romeiros já era realizada por Frei Bruno em vida para orar pelas almas.

Conheça abaixo um pouco mais da história de Frei Bruno:

A Trajetória de Frei Bruno – Da Alemanha ao Brasil  


Humberto Linden Jr (mais tarde Frei Bruno), nasceu na cidade de Duesseldorf – Alemanha em 08 de setembro de 1876. Com quase 18 anos ingressou no noviciado dos Franciscanos da Saxônia, na Holanda, onde em 1894 tomou o hábito. Meses depois, Frei Bruno na companhia de outros noviciados embarcou num transatlântico desembarcando na cidade de Salvador, estado da Bahia onde completou o noviciado e ainda saiu ileso da febre amarela em 1898. Tempo depois, o Frei foi enviado para Petrópolis-RJ, onde foi ordenado sacerdote em 1901.

Sua primeira cidade em Santa Catarina foi Gaspar no ano de 1904 onde residiu por dois anos, até ser transferido para São José onde ficou até 1917, sendo transferido para o município gaúcho de Não-Me-Toque. Durante seu sacerdócio, Frei Bruno passou também pelos municípios de Rodeio, distrito de Esteves Junior e Xaxim, onde foi superior e pároco. 

Frei Bruno em Joaçaba


Já com seus 80 anos, Frei Bruno decidiu se mudar para Luzerna, à época distrito do município de Joaçaba. Sua intenção era passar uma temporada de repouso. Após ficar alguns dias na Paróquia em Joaçaba, viu novas oportunidades para seu apostolado e decidiu ficar. Como ofício, Frei Bruno tornou-se capelão do Ginásio Frei Rogério, onde atendia as confissões dos Irmãos Maristas e juvenistas. Andava pra todo lado na companhia inseparável de um guardachuva.

Mesmo idoso e com a saúde frágil, Frei Bruno era aguerrido às necessidades de pessoas carentes. Solicitou permissão ao pároco da época para pedir as pessoas dinheiro para comprar uma bola aos presidiários. Auxiliou na pintura da penitenciária e também levava maços de velas para a iluminação.

Frei Bruno sempre tinha em sua volta crianças, as quais ensinava a doutrina da Igreja e também distribuía pães e petiscos.

Em 1958 chega ao ginásio Frei Rogério um novo Capelão, e por conta da saúde frágil Frei Bruno é aposentado. A partir daí, sua função era celebrar missas as 05h30, onde dava comunhão aqueles que madrugavam na Paróquia. Frei Bruno era procurado em todas as ocasiões por diversas pessoas, principalmente os mais pobres, para confissões e orações. Também recebia inúmeras correspondências pedindo bênçãos desde negócios até enfermidades.

Em 25 de fevereiro de 1960 Frei Bruno é encontrada morto. Segundo informações da época, seu velório foi o maior que já ocorreu no município de Joaçaba. Em Joaçaba Frei Bruno ficou somente 4 anos.

Relatos sobre a vida do Frade na região 


Durante seu período em Joaçaba, foram muitas as histórias misteriosas e de fé que envolveram Frei Bruno, sendo considerado santo ainda em vida.

O Frade costumava rezar às missas do interior a pé ou a cavalo, nunca aceitando carona. Relatos afirmam que as pessoas encontravam o Frei na estrada e quando chegavam ao local ele já estava lá. Também é relatado que muitas vezes o Frade levava mendigos para tomar café junto dele nas casas das comunidades, e que as moscas eram afastadas somente com a ordem de Frei Bruno.

Muitos ainda afirmam que o Frei lia pensamentos, já que ao levar pessoas mais pobres para batizar ou casar já sabia quem poderia se incomodar ao ser convidado para testemunha. Também muitos relataram curas que foram atribuídas ao Frei. 

Relato de Antônio e Alcione Weiss 


São muitas histórias de curas e bênçãos alcançadas por intermédio de Frei Bruno. Antônio Carlos Weiss foi um dos primeiros a testemunharem milagres por intermédio do Santo do Meio Oeste. Em 1997 ele foi submetido a uma cirurgia para remoção de um tumor intestinal. Ao injetar cloreto de potássio com soro, o médico aplicou na veia, o que levou Antônio a ter uma parada cardíaca. Sua esposa Alcione clamou ao Frei e após uma massagem cardíaca Antônio voltou a vida. Três médicos declararam à época que foi um milagre Antônio ter sobrevivido.

Processo de beatificação e canonização de Frei Bruno 


Após anos de espera, no dia 07 de maio de 2013 a Santa Sé em Roma informou o “nada obsta” para dar continuidade à causa, fazendo com que a Diocese de Joaçaba iniciasse o processo de coleta de informações e testemunhos de milagres atribuídos ao Frade para ser encaminhado à Sé.

No início de 2018, a Diocese encaminhou à Congregação Para as Causas do Santos, mais de 5 mil folhas para os autos do processo, incluindo uma avaliação teológica. Em 2020 a Congregação aprovou a documentação, habilitando a causa de Frei Bruno prosseguir.

Agora, o processo espera uma relatoria para que Frei Bruno seja considerado venerável e após isso tenha sua Causa encaminhada aos cardeais e ao Papa para marcar a beatificação. Segundo informações o processo atrasou por conta da pandemia.

Monumento dedicado a Frei Bruno é destaque em Joaçaba 


Em 2008 a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joaçaba, inaugurou o Monumento à Frei Bruno, com museu anexo. A estátua, feita de isopor e fibra de vidro foi uma obra do artista plástico Cláudio Silva e é considerada uma das maiores do Brasil com 37 metros, ficando apenas 1 metro abaixo do Cristo Redentor que tem 38 metros.

O Monumento consolidou-se como um importante ponto turístico para toda Santa Catarina, recebendo milhares de visitantes anualmente, inclusive de outros países. 



Devoção a Frei Bruno vai além de Joaçaba


Frei Bruno tem missas em sua honra em diversas paróquias e dioceses. Em Xaxim, local onde foi pároco na década de 1950, são realizadas celebrações com novenas e missas. Também na cidade há um hospital, uma praça e um busto em sua homenagem. 


Reportagem: Rodrigo Gabriel
Fonte: Comunicação Diocese de Joaçaba


Categoria:Joaçaba

Deixe seu Comentário